Tudo que você precisa saber para se tornar uma gerenciadora de mídias sociais

Tudo que você precisa saber para se tornar uma gerenciadora de mídias sociais

Quem está sempre ligado nas novidades que compartilho, já deve saber as inúmeras possibilidades que há para quem deseja trabalhar em casa.

As vantagens disso tudo também são exploradas por aqui. Entre as possibilidades, hoje vou focar mais em gerenciadora de mídias sociais.

A profissão é relativamente nova, porém, sua expansão dentro do mercado está sendo rápida. Ao que tudo indica, será uma profissão em alta por muito tempo.

No artigo de hoje você vai entender como funciona a profissão e como se qualificar e aprender a ser uma gerenciadora de mídias sociais.

Afinal, o que faz uma gerenciadora de mídias sociais?

Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre a profissão de gerenciadora de mídias sociais, outras mal sabem todas as funções que esse profissional tem.

Por conta disso, vou listar as principais responsabilidades de uma gerenciadora de mídias sociais.

  • Definir a melhor rede social para cada negócio: há diversas mídias sociais e a depender do negócio, a estratégia deve ter uma como foco. A pessoa que vai analisar isso é quem vai gerenciar as mídias sociais;
  • Estilo de linguagem: O que você quer comunicar para o seu público? E o mais importante? como você quer comunicar? Dentro das mídias sociais podemos utilizar desde uma linguagem mais formal, até algo mais informal, tudo depende do público que estamos lidando;
  • Definir a persona: ainda falando em definir o público, é necessário também saber a idade, o sexo, a escolaridade, entre outras informações do meu público alvo. Quanto maiores as informações, mais sei que estou no caminho certo;
  • Presença: Atualmente, a presença nas redes sociais pode definir uma compra ou fazer a empresa ganhar seguidor, por exemplo, quem vai alimentar todo o conteúdo é a gerenciadora de mídias sociais;
  • Responder usuários: uma das funções, além da criação de conteúdo, é responder os usuários segundo os valores da empresa. O intuito é realmente criar uma relação com a pessoa que está interagindo em alguma mídia social;
  • Calendário social: Toda a presença que mencionamos, é feita a partir de um calendário social, dessa forma, a gerenciadora de mídias sociais precisa entender sobre o melhor dia e horário para soltar o conteúdo;
  • Gerir orçamento: Como sabemos, é possível impulsionar postagens em redes sociais, mas tudo isso tem um custo, quem vai avaliar o quanto será investido é a gerenciadora de mídias sociais;
  • Medir resultados: Uma gerenciadora de mídias sociais com certeza trabalha com métricas, ou seja, devem medir o resultado de cada ação / postagem para repensar ou seguir com estratégias;
  • Além de tudo isso, é preciso ter criatividade para pensar em novas ideias e ações no mundo online.

Deu para entender um pouco das diversas funções que uma gerenciadora de mídias sociais tem?

Agora, você deve estar se perguntando: como posso aprender a trabalhar com tudo isso?

A resposta vem no tópico a seguir.

Dicas para trabalhar como gerenciadora de mídias sociais

1 – Curso Rock Content

A primeira coisa é procurar um bom curso, como o oferecido pela Universidade Rock Content.

A boa notícia é que o curso é totalmente online e você vai sair com uma certificação depois de passar por uma prova.

O conteúdo é bem completo, ajudando desde quem deseja ser um digital influencer, até mesmo quem quer trabalhar com mídias sociais como mencionamos.

É um curso pago e você pode conferir todos os detalhes clicando aqui.

2 – Next U

A Next U também oferece um curso 100% online para quem deseja se tornar uma gerenciadora de mídias sociais.

O curso é bem completo, com conteúdos para produção de conteúdo, métricas, gerenciamento de crise, segmentação do público e mais.

Há ainda certificado e questões práticas para testar todo o conhecimento que você adquiriu dentro do curso.

Os profissionais que pensaram em cada módulo são considerados de referência dentro do mercado. O que também é uma grande diferencial para qualquer curso. Concorda?

Clique aqui para conhecer mais sobre o curso indicado.

3 – Com Shchool

A última opção de um curso para ser gerenciadora de mídias sociais é presencial e oferecido pela Com School, porém, a pessoa deve ser da cidade de São Paulo para conseguir acompanhar.

O curso tem a opção online para quem não mora na região e quer ainda sim cursar. A carga horária total é de 45 horas e também vai garantir o certificado.

O conteúdo programático é muito completo, informações de valores e inscrição você pode conferir no site oficial. Para isso, clique aqui.

Como dica boa é dica compartilhada, que tal mandar nosso artigo para seus amigos que também tem interesse em ser gerenciadora de mídias sociais?

Não se esqueça de me acompanhar nas redes sociais e usufruir de um conteúdo exclusivo por lá.

 

Sobre o Autor

Vanessa Porto
Vanessa Porto

Especialista em Marketing Digital e Marketing de Afiliado, fundadora e administradora do Blog Vanessa Porto.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *