Tudo o que você precisa saber para se tornar uma secretária virtual

Tudo o que você precisa saber para se tornar uma secretária virtual

Se você está ligado em tudo que eu posto, já deve saber que trabalhar em casa só traz benefícios e pode ser mais fácil do que você imagina.

Há diversas opções de trabalhar em casa, como, por exemplo, sendo secretária virtual.

Hoje reuni informações sobre as funções de uma secretária virtual e tudo que você precisa saber para começar hoje mesmo a se candidatar em vagas como essa.

Continue até o final do artigo para descobrir.

Mas o que faz uma secretária virtual?

Podemos dizer que uma secretária virtual é uma das profissões do futuro. Tudo porque, gera uma economia enorme para as empresas, sendo algo cada vez mais em alta.

Porém, mesmo sendo um trabalho realizado a partir de casa, exige muito comprometimento para o bom desempenho das múltiplas funções.

As áreas de atuação estão relacionadas com o mundo corporativo. Podemos destacar:

  • área administrativa: nessa parte da atuação a secretária virtual precisa entender de planilhas, organizar tarefas, horários de reuniões, gerenciar os e – mails e organizar toda uma agenda;
  • área financeira: faz todo o fluxo do caixa da empresa, é responsável por pagar contas, emitir boletos, fazer cobranças e afins;
  • área comercial: aqui temos uma área mais de realização de vendas, demonstração para o cliente, apresentação de produtos e etc;
  • secretária remota: função de contato telefônico, agendamento de consultas, contato com o cliente, as funções de uma secretária presencial, de forma resumida.

Você precisa decidir em que área atuar, ou seja, se vai ser uma secretária virtual que cuida mais da área administrativa, financeira ou comercial da empresa.

Por vezes, a secretária virtual faz um pouquinho de cada coisa que foi colocado anteriormente, tudo depende da empresa também.

Como conseguir ser secretária virtual?

  1 – Curso

 Não tem jeito, para se destacar dentro do mercado é preciso se qualificar.

Há diversos cursos de secretária virtual pela internet, onde você consegue realizar aulas e entender de forma teórica e prática todas as habilidades necessárias nessa profissão.

A maioria desses cursos são feitos de forma online, o que facilita ainda mais e tem uma rápida conclusão, fazendo com que você comece ganhar dinheiro de forma rápida.

O investimento pode ser pago em pouco tempo, se você realmente se dedicar em aprender e ser uma boa profissional dentro da área.

2 – Instrumentos

Além de fazer um bom curso para ser secretária virtual você vai precisar ter todos os equipamentos em casa.

Como, por exemplo, um telefone fixo, computador ou notebook, com um acesso rápido a internet, coisas de papelaria como agenda, canetas, blocos e afins, um celular com acesso à internet.

São itens básicos e que pode ser um fator eliminatório na hora de contratar um candidato. Muitas empresas cobrem esses gastos (por exemplo, contratando internet para você), enquanto outras empresas, preferem alguém que já tenha tudo isso encaminhado para já começar a trabalhar.

Lembrando que não precisa ser o melhor computador ou celular, mas precisa ser funcional para não te deixar na mão no meio do expediente.

Mesmo sendo um trabalho remoto, uma secretária virtual costuma ter horário.

3 – Regularização

A regularização também é um aspecto importante e que você pode tratar antes da contratação.

Seria outro ponto positivo colocar em seu currículo que já tem tudo isso regularizado.

Há a possibilidade de ter um CNPJ ou ser um MEI, o ideal é estudar qual dos dois se encaixa mais se encaixa dentro da sua condição.

Tudo isso porque você vai precisar disponibilizar uma nota fiscal do seu serviço para o cliente / empresa em questão.

4 – Onde procurar

Outra dúvida muito comum de quem anda pesquisando sobre ser secretária virtual é como encontrar vagas.

Geralmente, empresas divulgam em sites de emprego, por isso é bom fazer uma lista com todos e estar procurando diariamente por uma vaga que atenda esses requisitos.

Há grandes empresas que trabalham com secretária virtual e que divulgam suas vagas no próprio site.

Outro nicho de mercado é o trabalho em escritórios e consultórios, você pode verificar se em sua cidade eles estão precisando desse tipo de profissional.

Ou mesmo, fazer a mesma pesquisa dentro do seu estado.

Com certeza dentro do curso você também vai ter um direcionamento melhor para essa parte do mercado.

5 – Faça uma boa carta de apresentação

Sempre que for se candidatar para uma vaga de secretária virtual é importante pensar na sua carta de apresentação.

Ela vai ser de extrema importância para conseguir ao menos uma entrevista. A carta de apresentação é um convite para que o recrutador possa se interessar pelo seu currículo.

Precisa ser clara e objetiva.

Com essas dicas, tenho certeza que você está pronta para ser a próxima secretária virtual e usufruir de todos os benefícios de trabalhar em casa.

 

 

Sobre o Autor

Vanessa Porto
Vanessa Porto

Especialista em Marketing Digital e Marketing de Afiliado, fundadora e administradora do Blog Vanessa Porto.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *