Pomodoro – Técnica para gerenciar o tempo e ser mais produtivo

Pomodoro – Técnica para gerenciar o tempo e ser mais produtivo

Para quem deseja otimizar o seu tempo e se tornar uma pessoa mais produtiva, uma boa estratégia é o uso da técnica do Pomodoro. 

Essa técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, o italiano tentava aumentar a sua produtividade enquanto estudava para a universidade, quando encontrou em um timer de cozinha, com um formato de tomate, daí o nome “pomodoro” que significa tomate em italiano, que girava pelo tempo de 25 minutos, e ao final deste tempo ele soava um alarme. 

O italiano então, resolveu dividir suas tarefas e concentração nesse tempo de 25 minutos, e durante esse período ele trabalhava nessas tarefas 100% focado e sem nenhuma interrupção.

Devido ao grande sucesso que ele obteve com essa técnica, decidiu então divulgar e assim ela se tornou pública e uma ótima solução para quem deseja ter mais produtividade.

Veja como o Pomodoro Funciona.

A ideia é estimular o nosso foco e conseguir melhorar a agilidade do cérebro. 

É preciso dividir as tarefas em blocos e depositar uma concentração intensa em cada um desses blocos, essa divisão deve ser de 25 minutos e a cada bloco executado a recomendação é que se faça uma pausa de 3 a 5 minutos, após 4 blocos executados você pode fazer uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos.

No início de cada dia, liste as tarefas que você precisa concluir, e  comece a trabalhar. 

Não podemos esquecer é claro de programar o pomodoro. Existem inúmeras ferramentas que auxiliam no uso da técnica, são softwares desenvolvidos especialmente para que a técnica traga resultados satisfatórios.

Abaixo eu listo algumas ferramentas para você utilizar, assim não vai precisar se preocupar em encontrar um timer de cozinha por aí rsrs.

Ferramentas de Pomodoro

Pomodoro Tracker

Neste site, além de controlar o tempo por você e de inclusive soar o alarme ao final, você ainda pode listar as suas tarefas e ele também organiza e sinaliza as pausas  para você.

https://pomodoro-tracker.com/

Tomato Timer

Aqui você também pode controlar o tempo e os intervalos, mas não é possível listar as tarefas que você precisa concluir. 

https://tomato-timer.com/

Pomello

https://pomelloapp.com/

Um aplicativo voltado para computador (nos sistemas Windows, MAC e Linux), o Pomello é uma ótima opção para quem quer controlar as tarefas profissionais, inclusive ele tem uma integração com o Trello, um ótimo gerenciador de tarefas e de projetos.

App pomello

Pomodoro Timer Lite

Esse é um app que funciona para Android e IOS, se você quer usar a técnica do Pomodoro não só para as tarefas profissionais, mas também para as tarefas diárias, como arrumar a casa ou lavar o carro, por exemplo, ele vai funcionar muito bem pra você.

Dicas para você lidar com as Interrupções e Distrações

Coloque seu celular em modo “Não perturbe”

O celular, na verdade, as notificações dos aplicativos são uma verdadeira distração nos tempos de hoje, e isso pode vir a ser uma grande interrupção durante o Pomodoro. 

Então para você não se deparar com esse problema, já que seu desejo é conseguir usar a técnica do Pomodoro, é melhor desativar as notificações e também as ligações que podem chegar no seu celular durante esse período.

Procure um lugar tranquilo para trabalhar.

Outra dica muita importante, separe um ambiente limpo e organizado, até uma poeira é capaz de tirar a sua atenção, então tenha a certeza de que irá trabalhar em um local que não tenha coisas que podem e distrair.

Garanta também de estar em uma posição confortável, uma dor nas costa ou nas nádegas pode ser fatal. rsrsrs

Tenha uma boa noite de sono

Sim, essa é uma dica que ajuda muito. Se você não estiver disposto e com o corpo descansado, vai ser muito mais difícil a sua mente se concentrar em uma única coisa durante 25 minutos. 

Então para conseguir concluir com o Pomodoro todas as tarefas que você listou, garanta que a sua mente e o seu corpo estarão jogando esse jogo no mesmo time que você.

 

Sobre o Autor

Vanessa Porto
Vanessa Porto

Especialista em Marketing Digital e Marketing de Afiliado, fundadora e administradora do Blog Vanessa Porto.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *